Blog - Como deixar sua loja bem organizada

Como deixar sua loja bem organizada

08/02/2021

Não é novidade que as vitrines que sabem como expor seus produtos, podem atrair mais clientes e aumentar as vendas. Contudo, nem só de vitrine depende uma loja. Deixar seu espaço bem organizado e de forma estratégia pode torná-la ainda mais atrativa, sabia? Afinal, nenhum consumidor irá entrar em seu estabelecimento se você não fizer certos esforços para atraí-lo. Portanto, além de treinar seus colaboradores e fazer estudos sobre seu público-alvo, acompanhe no post de hoje algumas dicas para deixar sua loja bem organizada e assim aumentar suas vendas.

1. Vitrine

A vitrine é o primeiro contato que o cliente tem com sua loja e é por ela que você deve começar a organização. Uma vitrine apagada pode passar batida, assim como uma bagunçada ou com excesso de informação afasta os clientes. Sendo assim, ela deve ter informações e produtos na medida certa, colocando em evidência o que você sabe que atrai seu público-alvo.

Você pode realizar decorações temáticas, desde que tome cuidado com o exagero. Além disso, colocar informações sobre as promoções disponíveis na loja também é uma boa chamada. Organize as peças de maneira adequada para que sejam valorizadas. Então, além dos manequins, você também pode apostar em painel canaletado para distribuir as roupas para que chamem a atenção do público. É importante deixar claro que de nada adianta ter uma vitrine organizada sem a iluminação certa. Sendo assim, o ideal é instalar luzes fluorescentes de LED para que as pessoas vejam seus produtos com clareza. Além disso, as lâmpadas quentes também podem ser usadas em vitrines, mas precisam ser instaladas a uma distância de 1 a 3 metros uma da outra.

Por fim, mas não menos importante, assim como a iluminação, a limpeza é responsável por transmitir a credibilidade de um estabelecimento. Sendo assim, tenha alguém responsável pela limpeza, para que todos os dias passe pano nos manequins, vidros e no chão, e organize as roupas, repaginando a vitrine periodicamente.

2. Capriche na organização do interior

Agora que você já cuidou da vitrine, foque no interior de sua loja, sendo que o mesmo conselho de lá vale aqui também: não deixe sua loja apagada, mas também tenha cuidado com os excessos. Além disso, é importante que ela seja bem iluminada e tenha um sistema de refrigeração para que os clientes tenham conforto térmico. Mas, cuidado: um estabelecimento extremamente gelado é tão ruim quanto um que não tenha refrigeração.

Tenha atenção também ao volume de produtos que irá dispor no interior da loja. Isso porque, ao querer mostrar tudo o que tem, muitos lojistas acabam atrapalhando a circulação do consumidor, fazendo com que pessoas esbarrem umas nas outras ou até mesmo nos móveis. Principalmente em épocas mais agitadas, como o fim de ano, é preciso estar atento a essas questões.

3. Atente-se à musica no ambiente

Por mais que ouvir uma boa música no trabalho seja gostoso, é preciso tomar cuidado com o volume da canção e o gênero escolhido. Isso porque, o ambiente precisa ser convidativo e agradável para que o cliente se sinta à vontade e queira ficar ali por mais tempo, escolhendo com calma os produtos que queira experimentar e adquirir. Lembre-se que a poluição sonora também é estressante.

Em relação ao gênero, opte por aqueles que mais combinem com seu público-alvo. Por exemplo, em caso de roupas para público jovem e com estilo mais contemporâneo, o ideal é apostar em músicas pop do momento ou eletrônicas. O volume deve ser alto o suficiente para que curtam o som, mas baixo para que não incomode.

4. Distribua os produtos de maneira adequada

A distribuição dos produtos em sua loja, quando feita da maneira correta é uma ótima ferramenta para potencializar as vendas. Portanto, a primeira dica é não esconder as promoções.

Além disso, se você prometeu algo na vitrine, tenha certeza de que o produto está disponível em estoque, deixando-o em primeiro plano na loja. Isso porque, quando o cliente entra no estabelecimento atraído por uma oferta e descobre que a compra está sendo dificultada, ele provavelmente não volta mais. Outra fica é expor produtos complementares um ao lado do outro. Por exemplo, em uma loja de roupas, o painel canaletado é uma ótima opção. Isso porque, você pode colocar ali conjuntos ou peças que combinem entre si, gerando valor para o cliente e aumentando a chance de venda de mais um item.

Por fim, mas não menos importante, você pode aproveitar o espaço do caixa para distribuir produtos de última hora. Por mais que não sejam o foco do cliente, ele pode se sentir atraído para comprar em um último momento, como acessórios, meias, etc.

Então, agora que você sabe como deixar sua loja bem organizada já pode colocar a mão na massa. Não se esqueça de treinar os colaboradores para criar uma cultura forte de organização, e assim garantir que seu estabelecimento tenha uma boa imagem no mercado.