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Como fazer sua loja vender mais?

06/04/2021

Principalmente em tempos de crise, vender tornou-se um grande desafio. Nos últimos anos, empreendedores e lojistas passaram a se preocupar ainda mais com a capacidade de converter possíveis clientes em consumidores fiéis. Dessa forma, diversas técnicas foram adotadas, como o uso de painel canaletado, reorganização da loja, treinamento de funcionários, etc. No entanto, existem muitos outros detalhes que precisam ser levados em consideração em seu comércio, desde a fachada, até a apresentação dos funcionários. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre como fazer sua loja vender mais.

1. Distribua os vendedores corretamente

Todos nós já entramos em uma loja e fomos intimidados pelo “paredão de vendedores”, certo? Essa distribuição, extremamente comum, espanta os clientes com a mesma facilidade que os vendedores agrupados em rodinhas de conversa. Sendo assim, a primeira dica é distribuir os vendedores por todo o salão da loja, pois assim a visita se torna muito mais agradável e ainda melhora o suporte caso surjam dúvidas.

2. Invista na apresentação da loja

No segmento de comércio, a famosa frase “a primeira impressão é a que fica” é lei. Sendo assim, você precisa ter muito cuidado com a apresentação de sua loja, observando os detalhes todos os dias. Da fachada até o modo como a vitrine e o interior da loja são organizados, tudo deve ser levado em consideração. Ainda que a vitrine seja ideal para destacar seus produtos e convidar as pessoas para conferir o que há dentro de sua loja, o interior do comércio também deve estar impecável. Além de apostar em gôndolas e painéis canaletados para manter a organização, crie uma decoração que tenha sintonia com sua proposta e seu público.

3. Tenha uma boa abordagem

Scripts de vendas decorados e engessados são facilmente identificáveis, deixando o cliente insatisfeito. Então, a abordagem ideal deve sempre focar em simpatia e espontaneidade para criar uma experiência de compra agradável para o cliente. Em uma época em que a internet é dominante, levar as pessoas para uma loja física é desafiador. E, justamente por isso, os vendedores precisam estar bem preparados para criar uma experiência única, positiva e memorável e, portanto, aumentar a fidelidade do consumidor.

4. Crie um pós-venda de qualidade

A busca por melhorar processos e produtos deve ser constante na rotina de empresas varejistas. Portanto, ter um bom suporte de pós-venda é primordial para quem quer encontrar possíveis falhas na prestação de serviços e melhorar a experiência do cliente. Ainda que seja subestimada, a atenção dada a um cliente depois que ele sai de sua loja pode torna-lo mais fiel, principalmente se algo de errado acontece. Sendo assim, procure sempre garantir que seu cliente não será abandonado após comprar um produto.

5. Tenha um portfólio diversificado

É fato que nem sempre uma loja tem o produto procurado. No entanto, tornou-se muito comum as pessoas visitarem uma loja procurando um produto X e voltarem para a casa com o produto Y. Ou seja, ter em seu portfólio produtos diversificados permite que novas (e boas) alternativas sejam oferecidas aos clientes. Com isso, uma visita que seria perdida, se transforma na venda de outros produtos. Entretanto, é importante deixar claro que isso não significa comprar produtos para atender todas as pessoas. Afinal, ter foco é importante. O que queremos dizer é que você tenha soluções diferentes para atender o seu público-alvo.

6. Conheça o produto

Outro ponto importante é conhecer profundamente o produto que está vendendo. Isso porque, você precisa mostrar os diferenciais de seus itens, exaltando suas particularidades, além de ter todas as informações relevantes sobre a mercadoria. Dessa forma, você não saberá apenas apresentar melhor os produtos para o cliente, mas também irá sanar todas as dúvidas que surgirem. No entanto, lembre-se que não basta apenas conhecer as características dos itens, mas também mostrar seus benefícios e deixar claro para o cliente que ele realmente está fazendo um bom negócio.

7. Acerte no diálogo

Por fim, mas não menos importante, o excesso de conversa não é bem-visto pelos clientes. Obviamente, ter um certo diálogo é essencial para criar um vínculo maior com o consumidor. Entretanto, isso não significa que você deve falar o tempo todo e muito menos sobre assuntos pessoais. Portanto, aprenda a ouvir o outro. Afinal, para apresentar o produto ideal para o cliente é necessário entender seus desejos e expectativas, certo? Por exemplo, em uma loja de roupas, um cliente que prefere roupas mais discretas com certeza sairá dali insatisfeito se o vendedor mostrar muitas opções estampadas, com brilho, etc.

Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de aumentar as vendas de sua loja de maneira eficaz. É importante deixar claro que o que influencia suas vendas é um conjunto de fatores e você deve estar atento a todos os detalhes para assim garantir a melhor experiência do cliente e consequentemente aumentar suas vendas.