Blog - Dicas para criar um bom provador de roupas

Dicas para criar um bom provador de roupas

01/02/2021

Ainda nos dias de hoje é muito comum pensar que os provadores não precisam de atenção especial, visto que não estão expostos a todos os visitantes. No entanto, esse erro pode fazer com que você venda menos do que gostaria. Isso porque, além de seguir a decoração do ambiente e a identidade visual da marca, é preciso que os provadores valorizem o cliente que está vestindo a peça, garantindo assim maior chance de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de oito mil pessoas, 67% dos indivíduos que levam uma roupa ao provador, realizam a compra do produto e ainda permanecem por mais tempo na loja. Além disso, também foi constatado que ambientes bonitos induzem à compra e que clientes que não vão ao provador convertem em apenas 10%. Então, agora que você já sabe desses dados impactantes, veja como criar um bom provador de roupas para seus clientes.

1. Instale espelhos de boa qualidade

Em uma arquitetura comercial, os espelhos são tão importantes quando a decoração dos provadores em si. Escolha espelhos de boa qualidade e durabilidade, para que assim os arranhões não apareçam com facilidade. Além disso, evite aqueles modelos que distorcem o corpo dos clientes, pois além de gerar indignação após a compra, podem até mesmo fazer com que o cliente deixe de comprar o produto. Se possível, opte por colocar dentro do mesmo provador dois ou mais espelhos, pois isso facilita para que o cliente veja como a peça fica no corpo em vários ângulos diferentes.

2. Verifique a iluminação, ventilação e segurança

Ter uma iluminação adequada e boa ventilação são dois itens fundamentais para o bem-estar dos clientes. Mas, além disso, a sensação de privacidade e segurança também é importante. Quando falamos de iluminação, muitos podem não saber, mas uma iluminação ruim pode evidenciar partes que o cliente não goste. Assim como a ventilação pode causar abafamento no espaço, fazendo com que ele fique cansado e queira ir embora logo. Sendo assim, crie um jogo de iluminação estratégico, seja com luz direta ou indireta. Por exemplo, luzes fluorescentes e de baixa voltagem atrás do espelho, deixam o ambiente claro, mas de maneira sutil. Outra dica é instalar aparelhos de ar condicionado pelo corredor para que todo o ambiente fique refrescado, visto que já é fechado pela disposição dos móveis e das portas. Tome cuidado apenas com a direção do vento para que não resfrie demais um provador só. Por fim, para acabar com qualquer problema de privacidade, coloque cortinas bem pesadas com adesivos nas laterais ou portas com fechadura, pois assim você garante total conforto e segurança para o cliente.

4. Disponibilize acessórios e locais de apoio

Muitas lojas não se atentam aos locais de apoio, tanto para a bolsa quanto para os produtos. Com isso, o cliente muitas vezes tem que deixar seus pertences no chão ou se desdobrar em vários para conseguir que tudo fique organizado ali dentro. Portanto, um bom provador precisa ter lugares de apoio para três situações diferentes: O primeiro para objetos pessoais, roupa do cliente, bolsa, celulares, etc. Outro para as peças que o consumidor pretende experimentar, e de preferência que tenha mais de um gancho para separar o que mais gostou. E por fim, um apoio para o cliente poder se sentar. Colocar um banquinho mostra que você se importa com o bem-estar do consumidor, e assim ele pode experimentar as roupas com maior conforto.

5. Não se esqueça do conforto dos acompanhantes

É importante pensar ainda que seu cliente pode estar acompanhado de alguém que pode ajudá-lo a escolher as roupas. Lojas que não possuem um espaço dedicado para os acompanhantes em muitos casos podem ser mal vistas. Isso porque, com o intuito de fazer o outro ficar caminhando pelas gôndolas, o estabelecimento mostra que só se importa com a venda. Com isso, o acompanhante, que muitas vezes pode não se interessar pelos produtos que sua loja vende, acaba apressando a pessoa que está provando as roupas, aumentando ainda mais as chances de saírem dali com as mãos abanando. Então, ofereça um sofá, banco ou cadeira para que o acompanhante espere a outra pessoa.

Além disso, uma boa dica ainda é aproveitar e utilizar o painel canaletado nessa área para expor combinações de roupas marcantes e que chamem a atenção tanto do cliente, quanto do acompanhante. Assim, você pode mostrar opções diferentes e ainda fazer com que ele leve para casa os itens à mostra. Com as dicas de hoje você terá um provador incrível para seus clientes. Lembre-se que quanto mais você melhorar sua experiência, melhor ele irá se sentir em sua loja e mais altas serão as chances de fechar a compra. Todos os itens que citamos são de extrema importância para que você agregue ainda mais valor para o consumidor. Lembre-se que ele é o centro de tudo.