Blog - MDF e MDP qual diferença?

MDF e MDP qual diferença?

13/11/2018

Como solução para o problema, o mercado moveleiro vem, há alguns anos, apelando para o uso de chapas de MDF ((Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade), MDP (Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade) e aglomerados, obtidos principalmente a partir do pinus e do eucalipto.

[ O MDF é resistente à água? ]

O MDF possui certa resistência à água, mas não é imune à sua ação. É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que sofra molhamentos constantes ao longo do tempo. A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorverem umidade, irão inchar. Isso acontece em qualquer tipo de chapa – seja MDF, MDP ou aglomerados. A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

[ Esses materiais são imunes a cupins? ]

Esta é outra idéia equivocada bastante difundida – a de que os painéis de madeira reconstituída são resistentes ao ataque de cupins. Saiba que nenhum tratamento é dado ao MDF, à madeira aglomerada ou à chapa de fibra para proteção contra cupins. Acontece que estes painéis são prensados em alta temperatura, cerca de 200 ºC, o que extermina todos os insetos existentes no processo produtivo, inclusive o cupim. Isto é garantia de que as chapas chegam nas revendas livres de cupins, mas não assegura que não possa acontecer uma contaminação a partir daí. Mas como normalmente as chapas ficam pouco tempo armazenadas em revendas e marcenarias, é difícil ocorrer o ataque de cupins nestes locais. Já os móveis feitos a partir delas, correm o mesmo risco de contaminação dos móveis de madeira. Sabendo disso, é recomendável uma dedetização local para evitar que o móvel seja infestado.

[ Qual a diferença entre MDF, MDP e aglomerado? ]

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo. No MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

Já o aglomerado é uma chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem, resina e cola, que após passar por processo de prensa se transforma em painel de madeira. As chapas não possuem acabamento, portanto, podem receber qualquer tipo de revestimento. Utilizado na fabricação de móveis de baixa qualidade montados com cavilhas e cola, não é recomendado o uso de pregos e parafusos, devido ao risco de ocorrerem rachaduras.

[ Que material é mais resistente: o MDF ou o MDP? ]

Muitas pessoas acham que o MDF é mais resistente que outros tipos de painéis e que, quanto maior sua espessura, maior sua resistência. Talvez este conceito errado tenha surgido devido ao fato do MDF ser mais compactado que o MDP e o aglomerado. Uma das afirmações ouvidas neste sentido é que o MDF "segura" mais os parafusos, o que não é verdade. A resistência de uma peça depende, além do material usado, de outros fatores importantes como projeto do móvel; execução e ferragens utilizadas. Os projetos e a execução dos móveis são muito mais importantes na definição de sua resistência que o próprio painel utilizado.(Fontes: Boletim do Marceneiro - Duratex e Eucatex)

Os móveis da NR Painel Canaletado são devidamente pensados e projetados em MDF para uma melhor durabilidade e beleza para nossos clientes. Também trabalhando com uma boa variedade de medidas e cores tudo em MDF. Oferecemos uma linha completa de Balcões para Loja, Estantes para loja e Gôndolas em MDF de alta qualidade o que dá maior resistência e durabilidade aos produtos, fazendo com que estes mantenham o aspecot de novo por muito mais tempo, isto torna os Móveis equipamentos de excelente custo benefício para proprietários de lojas e varejo em um todo.

Consulte nossos modelos de Móveis para loja .