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Melhores dicas para expor produtos em lojas

13/04/2022

A exposição correta dos produtos, por mais que possa parecer algo sem importância, pode fazer com que o faturamento da loja aumente.

Saber algumas técnicas para organizar e fazer a exposição dos produtos pode sim aumentar as vendas no estabelecimento.

Dependendo do tipo de produto, esses devem ser colocados em locais específicos para que o cliente veja logo que adentrar o ambiente.

Sabendo da importância de uma organização e exposição adequada dos produtos na loja, vamos apresentar algumas dicas para que você possa fazer uma exposição de forma estratégica.

Planejamento

Esse planejamento tem como objetivo facilitar o acesso dos clientes aos produtos vendidos na loja, por isso ele é tão importante.

É possível observar que, quanto mais acessível são os produtos ao cliente, são maiores as chances desse consumidor levar o produto.

Ao fazer esse planejamento, pense na divisão de setores com produtos se possam ser interrelacionados, colocando-os em categorias.

É importante conhecer seu cliente, para que você possa fazer essa separação de acordo com o perfil do mesmo.

Por exemplo, se sua loja está voltada ao público feminino, produtos de tamanho menor ficam melhor alocados perto do caixa.

Dessa forma, ao esperar para realiza o pagamento no caixa, suas clientes irão observar os produtos expostos naquele ambiente, aumentando a chance de serem comprados.

Na hora de fazer o planejamento da exposição, pense que é muito mais vantajoso colocar produtos que combinam e se completem, assim ao comprar uma mercadoria, o cliente poderá comprar dois tipos de produtos.

Essa estratégia estimula o cliente a comprar não somente um produto, mas um conjunto dos mesmos que se combinam.

A partir do planejamento, podemos utilizar algumas dicas para que a exposição dos produtos na loja, seja feita de forma estratégica.

Uso do painel canaletado

Esse acessório que é formado por ripas geralmente de madeira, enfileiradas de forma horizontal, tem uns espaços entre essas, onde podem ser encaixados tanto suportes, como ganchos.

Esses painéis podem ser utilizados em diversos tipos de lojas, tanto de bijuterias, para organizar brincos, colares e pulseiras, como também de roupas, assim como de sapatos.

A utilização desse painel para fazer a exposição dos produtos é uma excelente alternativa para quem deseja otimizar o espaço da loja e deixar as mercadorias no campo de visão dos clientes.

Categorização dos produtos

Como mencionamos acima, uma forma de fazer a exposição estratégica dos produtos, é com a categorização dos produtos.

Dessa forma, faça a categorização dos produtos de maneira que produtos que possam ser comprados em conjunto, estejam expostos de maneira próxima.

Outra forma de organizar e fazer a exposição do produto, é organizá-lo por cores, dessa forma, o cliente já se direciona para cor que ele quer.

Mercadorias no campo de visão

É importante posicionar os produtos de forma que esses estejam no campo de visão do cliente, isso facilita a percepção do cliente, assim como as sua compra.

Busque colocar os produtos em uma altura de 1,60 metros em média, essa é a altura ideal para que os potenciais compradores possam visualizar e identificar a mercadoria, isso no que diz respeito a produtos relevantes da loja.

Posicionamento estratégico de mercadorias

Uma mercadoria posicionada estrategicamente, pode incentivar a compra por impulso, dessa forma, busque posicionar algumas mercadorias em locais estratégicos.

Como dissemos acima, dependendo do perfil do seu cliente, é possível colocar mercadorias menores próximos ao caixa, incentivando de forma a compra desses produtos.

Outra dica para fazer com que esses produtos sejam comprados por impulso, são as promoções.

Sendo assim, faça uma boa divulgação acerca do produto que está em promoção, e assim despertará no cliente uma sensação de urgência.

Facilitando o acesso de clientes aos produtos

Essa exposição dos produtos, deve ser feita de forma que facilite o acesso dos clientes a essas mercadorias.

Organize eles de maneira que seja fácil sua localização, assim como a visibilidade dos preços seja bem clara.

As condições de pagamento devem estar bem claras também, assim como as condições da embalagem. Esses detalhes são importantes para incentivar o consumidor a comprar.

Distribua os produtos

Os produtos de com maior devem ficar em um espaço de destaque, dessa forma, utilize a vitrine para fazer a exposição desse produto.

Essa exposição faz com que eles tenham mais chances de serem vendidos, movimentando assim o estoque daquele determinado produto.

Identifique as melhores áreas da loja

Existe algumas áreas da loja que são melhores que as outras, as denominadas áreas nobres, são aqueles onde o cliente tem um maior contato.

Nessas que geralmente são próximas da entrada, são ideais para fazer a exposição de produtos mais relevantes para a loja.

Seguindo essas dicas de estratégia para fazer a exposição dos produtos em sua loja, as vendas podem aumentar significativamente.

Além de você conseguir fazer uma melhor análise dos produtos mais vendidos e de possíveis ajustes a serem feitos.

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