Blog - O que é melamina?

O que é melamina?

11/10/2018

O que é melamina? no MDF?

Basicamente é aquele que, popularmente falando, “imita a madeira”. Sabe aqueles projetos maravilhosos que você jura ser madeira? Pois é, são melamina, que nada mais é que a imagem da madeira colada, através de alta tecnologia, sobre o MDF e, por cima, recebe uma resina especial (simples assim? Aham). Também pode ser de uma cor só. E você o reconhece pelo alto brilho no MDF, também conhecido como MDF LACCA.

O laminado melamínico é formado por múltiplas camadas impregnadas com resina melamínica prensadas em um processo chamado de alta pressão, daí sua resistência.

A NR Painel Canaletado tem MDF Lacca já revestido, de alta qualidade, tão resistente quanto um laminado de alta pressão. Pergunte aos nossos consultores.

PINTURA

Também conhecido como laqueado, que é a pintura mais nobre, com alto brilho ou fosco, Nas mais lindas cores! Pode ser pintura especial, tipo pátina, verniz, ou tingimento para mudar o tom da madeira (funciona em laminas de madeira ou madeiras maciças). A lacca original tem origem na China, por volta do século IV a.C., e como outros tipos de vernizes a lacca é obtida a partir de plantas das famílias das anacardináceas. Através da incisão na casca dessas árvores, o exsudado (látex de aspecto cremoso, como o conhecido látex para fabricação de borrachas) passa por vários processos de filtragem para a obtenção de uma resina transparente, que fica guardado em recipientes fechados hermeticamente e ao abrigo da luz.

Com um pincel são passadas diversas camadas de lacca na superfície desejada, muitas vezes mais de 20 vezes, esperando secar cada camada em local úmido, arejado e sem poeira, depois polido diversas vezes até alcançar o resultado satisfatório.

Devido a lentidão do processo natural e também do tempo gasto, pois é um processo extremamente artesanal, a lacca original possui valores um pouco acima do TX cores FOSCA, mas vale lembrar que é um ótimo acabamento, protegendo a superfície do móvel ou outro objeto, impermeabilizando, protegendo da corrosão e desintegração.

Consulte nossos modelos de Painel Canaletado LACCA.