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Por que a organização da loja é importante?

15/02/2021

Você já entrou em uma loja e se sentiu super bem, mas em outras ficou com um sentimento estranho? Bom, um dos principais motivos para essa sensação é a organização dos produtos da loja ou a falta dela. Por mais que o lojista queira mostrar todos os seus produtos, existem estratégias adequadas, como o uso do painel canaletado, para deixar o ambiente de sua loja mais agradável, melhorando assim a experiência de compra de seus consumidores e também o bem-estar de seus funcionários. Acompanhe o post de hoje e entenda como a organização impacta em seu negócio.

Boa impressão

Se por um lado a vitrine é seu cartão de visitas, a organização dos produtos na loja é a principal aliada para criar boa impressão aos clientes. Afinal, um espaço de compras desorganizado dificulta o alcance do cliente a um produto específico, fazendo até mesmo com que ele deixe o local e não volte mais. Sendo assim, para causar boa impressão, o ideal é apostar em estantes, gôndolas, painéis canaletados e outros suportes que facilitem a rotina de organização da loja.

Bem-estar e conforto para todos

Ainda que os clientes sejam fundamentais para a sobrevivência de sua loja, outro elemento essencial é sua equipe de colaboradores. Isso quer dizer que, quando felizes e bem-dispostos, os funcionários se dedicam mais, criando um ambiente ainda mais propício para vendas. Por mais que você nunca tenha prestado atenção, a organização dos produtos acaba influenciando positiva ou negativamente e conforto de todos. Ou seja, para o vendedor é importante saber onde está cada item da loja, oferecendo assim um atendimento mais eficiente e de qualidade para o consumidor.

Gestão eficiente

É importante que sua loja tenha um sistema informatizado para controlar seu estoque. Contudo, implementar essa tecnologia de nada irá adiantar, se não existe o cuidado em manter o espaço organizado e os produtos bem separados. Portanto, separar as peças em modelos, tamanhos e até mesmo cores, fará toda a diferença para a gestão de seu negócio, abrangendo tanto a área de estoque quanto de exposição.

Aumento das vendas

O trabalho de visual merchandising, que vamos falar mais a frente, tem impacto direto no resultado das vendas. Isso porque, ao pensar em todo o trajeto que o cliente faz, você pode posicionar os produtos estrategicamente, fazendo com que ele leve algo que não compraria, caso não estivesse em seu campo de visão.

Fidelização dos clientes

Por fim, mas não menos importante, ao ter uma loja organizada em todos os aspectos, desde os produtos bem separados e expostos, até uma equipe satisfeita com seu espaço de trabalho, você garante maior satisfação de seus clientes. Ao se sentirem bem e satisfeitos com atendimento de sua loja, com certeza eles retornam, garantindo assim fidelização e indicação.

Estratégias para manter sua loja organizada

Veja agora algumas dicas para manter sua loja organizada e assim vender mais. Invista no visual merchandising Como falamos, o visual merchandising nada mais é do que investir na apresentação de sua loja. Aqui você irá criar um planejamento detalhado a fim de criar ações para melhorar a experiência de compra do cliente, fazendo com que ele conheça e se identifique com a marca.

Nesse processo, fazem parte todos os elementos que constroem uma boa apresentação visual da loja. Isso inclui desde a escolha dos produtos que vão ficar em destaque, como também a sinalização dos corredores, iluminação, etc. Além disso, fatores que interferem na venda, também devem ser analisados com cuidado, como por exemplo, a precificação correta. Afinal, se o consumidor não identifica qual é o valor de determinado produto, pode facilmente deixar de comprá-lo.

Valorize seus produtos

A disposição dos produtos também deve ser bem pensada para que os clientes encontrem com facilidade o que estão procurando. Mas, também é preciso fazer com que eles circulem pela loja, posicionando as mercadorias mais procuradas de forma que o cliente precise passar por outras antes. Outra técnica é posicionar produtos que sejam complementares aos mais vendidos, criando a necessidade no cliente de levar outros itens.

Crie uma boa experiência

É imprescindível ter um bom atendimento em sua loja para criar uma experiência única e que faça o cliente retornar mais vezes. Portanto, além do contato no momento da compra, ofereça canais de atendimento para que o cliente se relacione com sua loja da maneira que for mais fácil para ele. Por fim, mas não menos importante, faça pesquisas de satisfação para entender quais pontos podem ser melhorados e o que já está funcionando.

Então, como você viu, a organização da uma loja é de extrema importância, tanto para o bem-estar dos funcionários quanto para melhorar a experiência do cliente. Como resultado, os colaboradores produzem mais e melhor, assim como o cliente pode retornar outras vezes e até mesmo indicar sua loja para outras pessoas, criando um negócio saudável e duradouro.