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Vale a pena investir na organização da loja?

20/04/2021

Se você já teve a sensação de que algo estava estranho ao entrar em uma loja, provavelmente a organização dos produtos (ou a falta dela) é o principal motivo. Isso porque, quando estamos no papel de cliente, podemos observar as falhas de um negócio com maior facilidade. No entanto, em nosso próprio estabelecimento isso já não é tão simples. E, portanto, para que você tenha uma loja de sucesso, é essencial atentar-se para a organização dos produtos. Muitas alternativas surgiram, como os painéis canaletados e gôndolas. Contudo, alguns indivíduos ainda não entendem seu poder. Então, no post de hoje vamos falar se realmente vale a pena investir na organização da loja. Vamos lá?

Quais os benefícios de investir na organização a loja?

Confira abaixo algumas vantagens que a boa organização pode promover para seu negócio:

Boa impressão

Se a vitrine é considerada o cartão de visitas de sua loja, a organização dos produtos é a maior aliada no momento de causar boa impressão em seus clientes. Isso porque, um espaço desorganizado pode causar sensação claustrofóbica, dificultando para que o cliente encontre o produto, reduzindo as vendas e também fazendo com que ele não volte mais. Principalmente no varejo, causar boa impressão é essencial e, para isso, invista em painéis canaletados, estantes, araras, gondolas e outros suportes para facilitar a rotina de organização.

Bem-estar e conforto para todos

Outro benefício importante é que a organização da loja promove bem-estar e conforto para todos. Se você está pensando apenas em seus clientes, está na hora de mudar um pouco sua mentalidade. Afinal, ainda que eles sejam importantes, outro elemento imprescindível para seu negócio funcionar é a equipe de colaboradores. Ou seja, funcionários felizes e bem dispostos criam uma atmosfera mais agradável e fecham mais vendas. Ainda que você nunca tenha realmente percebido, a organização impacta diretamente o bem-estar e conforto de todos. Para o vendedor, isso significa saber exatamente onde está cada item da loja, e para o cliente, isso garante um atendimento mais eficiente e de maior qualidade.

Gestão mais eficiente

Hoje em dia, toda loja possui um sistema informatizado para controlar o estoque. No entanto, essa tecnologia de nada ajuda, se não há cuidado em manter a loja organizada e os produtos separados. Sendo assim, pense que separar peças, modelos, tamanhos e até mesmo cores faz toda a diferença para a gestão de seu negócio. Isso serve tanto para o estoque, quanto para a área de exposição. Portanto, não subestime a organização.

Aumento das vendas

Todo o trabalho visual de merchandising, que consiste também na organização dos produtos em sua loja, impacta diretamente seu resultado em vendas. Criar um trajeto de compra, expor os produtos que estão saindo menos em áreas privilegiadas da loja e ainda utilizar os expositores, são apenas algumas das ações que podem melhorar suas vendas. É preciso lembrar que a concorrência continua crescendo, então você não pode de forma alguma, descuidar do aspecto de sua loja.

Fidelização dos clientes

Por fim, mas não menos importante, uma loja bem organizada, com produtos expostos e separados corretamente, e uma equipe satisfeita com seu ambiente de trabalho é garantia de clientes felizes. Afinal, tudo irá fluir naturalmente, o atendimento, a escolha e visualização dos produtos, agilidade, etc. E assim, o resultado não poderia ser melhor: clientes fidelizados. Afinal, não há propaganda melhor que uma boa experiência de compra, certo?

Dicas para melhorar a organização da loja

Confira abaixo algumas dicas rápidas para melhorar o layout e organização de sua loja:

Trajetória

Pense como se fosse o cliente e imagine sua trajetória dentro da loja para facilitar o percurso e melhorar a localização dos produtos. Dessa forma, ele irá encontrar facilmente o que deseja.

Disposição

A disposição irá definir se você vai conseguir maior visibilidade e consequentemente vender mais produtos de impulso. Portanto, siga a dica anterior e disponha as peças da maneira adequada.

Balcão

O espaço perto do caixa geralmente acaba sendo esquecido, visto que o vendedor considera que a venda já foi realizada. No entanto, ele é de extrema importância e quando bem utilizado gera mais vendas. Uma boa ideia é posicionar ali itens mais baratos e que são comprados por impulso.

Interior

Pense em como melhorar o interior da sua loja para o cliente, seja tirando uma parede para ampliar a loja ou melhorando a iluminação.

Fachada

Por fim, além de pensar em como o interior da loja precisa ser acolhedor para o cliente, também é necessário pensar como atraí-lo até lá. Por exemplo, portas grandes facilitam o acesso para cadeirantes e ainda oferecem maior visibilidade do que sua loja possui.

Então, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, vale a pena investir na organização da loja. São diversos benefícios promovidos para todo o negócio, impactando positivamente a experiência do cliente e bem-estar dos funcionários. Dessa forma, as vendas aumentam e sua satisfação também.